Pesquisar este blog

sábado, 24 de setembro de 2011

Itália conheceu a beleza do babaçu brasileiro


O artesanato de coco babaçu produzido pelas mulheres da Associação Babaçu da Amazônia, no município de Tocantinópolis, em Tocantins,  decorou o estande da Sina Cosméticos na Feira Mundial do Setor Cosmético (Cosmoprof), que acontecerá de 29 de março a 2 de abril, em Bologna, na Itália.
No evento, a empresa  lançou uma nova linha chamada Amazonutry inspirada nas riquezas da região amazônica. Para decorar o estande, foram encomendadas às artesãs 80 peças de jogos americanos.
O desenvolvimento do artesanato do babaçu vem sendo trabalhado desde 2006, quando foram realizadas várias ações visando garantir a sustentabilidade do artesanato na região Norte, capacitando os artesãos para garantir a qualidade dos produtos, atendendo assim a demanda do mercado.
Entre essas ações aconteceu a Vivência Bico do Papagaio, coordenada pela designer Heloisa Crocco e consultores do Laboratório Piracema de Design do Rio Grande do Sul, além de consultores do Tocantins.
Na ocasião, foram capacitados 56 artesãos de 14 municípios da região norte do Tocantins e foi criada a Coleção Babaçu, composta por aproximadamente 150 produtos com design inovador. O trabalho possibilitou à associação ter em sua carteira de clientes a empresa Tok & Stok, o que por sua vez, gerou a demanda para a empresa Sina Cosméticos.
O próximo passo do Projeto Artenorte - Artesanato da Amazônia Legal Tocantinense será a confecção do Catálogo da Coleção Babaçu que, segundo a diretora-técnica do Sebrae, Maria Emília Jaber, "é um instrumento valioso para divulgar e fortalecer o artesanato produzido na região norte do Tocantins".
A Associação Babaçu da Amazônia surgiu com o apoio do Sebrae e conta com a parceria social da Tobasa Bioindustrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário