Pesquisar este blog

sábado, 24 de setembro de 2011

Prefeitura de Imperatriz apoia projetos da "Comadri"


A Cooperativa das Mulheres do Artesanato e Decoração de Imperatriz (Comadri), fundada há cinco anos por um grupo de 20 mulheres, transforma coco babaçu e fibras de buriti e sisal em artesanato. O resultado são peças de luxo que começam a despertar o interesse de empresários de vários estados e de importadores que desejam comercializar os produtos confeccionados pela Comadri.
Numa feira de artesanato realizada recentemente no Rio de Janeiro, a cooperativa fechou, com a ajuda do Sebre, um volume de negócio superior a um milhão de reais. “Só não fechamos mais porque entendemos que não daríamos conta da demanda”, assinalou a diretora geral da cooperativa, Genne Kelly Almeida. Kelly Almeida relatou que a entidade surgiu com esse grupo de mulheres que trabalhavam de maneira informal com artesanato e bordados, quando resolveram lutar pela legalização da empresa. “Essa conversa aconteceu debaixo de um pé de manga”, recordou.
Em 2008, ela disse que surgiu a primeira idéia de realizar uma exposição na Infraero, fechada a grupo de empresários e políticos, onde contou com a presença do então deputado federal Sebastião Madeira. “Ele (Madeira) gostou da qualidade dos produtos em exposição e sugeriu que lutássemos para legalizar essa entidade, para que pudéssemos ter direitos e deveres dentro no mercado nacional”.
Genne Kelly destacou ainda o apoio do presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, vereador Hamilton Miranda, que disponibilizou consultoria técnica nas áreas jurídicas e contábeis no sentido que fosse viabilizada a formalização da Cooperativa das Mulheres do Artesanato e Decoração de Imperatriz (Comadri). “Passamos um ano e conseguimos a documentação legal, onde passamos a melhorar ainda mais a qualidade dos nossos produtos”, frisou.
Parceria – Ela destacou também a consultoria prestada pelo Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae) que prestou informações relevantes sobre o cooperativismo, gestão de negócios e design. “Em maio, participamos do 2º Encontro Internacional do Comércio Justo Solidário realizado no Rio de Janeiro, pois essa foi uma oportunidade excelente para a Comadri”, disse.
Ela contou que diversas peças artesanais foram apresentadas relacionadas à decoração de interiores. “Foi um sucesso, pois fechamos contratos milionários onde estamos trabalhando em prol dessas encomendas, onde obtivemos um reconhecimento nacional e internacional”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário